Biografia 

Marco Antonio Palenque Mercado, Boliviano nascido na cidade de Santa Cruz de la Sierra em 03 de abril de 1990. Filho de família de fotógrafos, sua história nesta área começou com o irmão mais velho de seu avô, que veio a São Paulo à procura de novas oportunidades de vida e assim pela primeira vez iniciou pequenos trabalhos com fotos em escolas do Brasil. Jorge Mercado, avô materno de Marco, decidiu seguir os passos de seu irmão, mudando-se também para São Paulo, para estudar Farmácia e Bioquímica, trabalhando em suas horas vagas com seu irmão.  Em uma de suas viagens à Bolívia conheceu Martha Tellería, com quem se casou, decidindo assim retornar ao seu país natal, abrindo o estúdio fotográfico Foto Centro. Por causa de sua relação direta com o Brasil, conseguiu facilitar a importação de material fotográfico, que nessas épocas eram mais inovadores aqui do que lá, levando para Santa Cruz a fotografia a cores, o que revolucionou o mercado fotográfico. Tatiana Mercado, filha mais velha do casal, começou a ajudar a seus pais no estúdio fotográfico, trabalhando com eles como fotógrafa até decidir independizar-se, abrindo seu próprio estúdio, chamado Foto Expresiones. Seguindo os passos de sua irmã, Carol Mercado abriu o estúdio Foto Creación junto com seu marido Luis Arnez.

Aos seus dez anos Marco começou a ajudar sua mãe todos os sábados travando seus primeiros contatos com a fotografia. Desta forma, teve a grande oportunidade de conhecer todos os detalhes do processo fotográfico, desde o atendimento ao cliente, até a emoção do processo de revelação da fotografia em branco e preto feito no quarto obscuro.  Aos dezessete anos, tendo sua mãe fechado seu estúdio por ter iniciado seus estudos em Psicologia, começou a trabalhar com sua tia, agora sim como fotógrafo pleno, em todas as áreas do ramo, desde a cobertura de casamentos até retratos familiares, ensaios para gestantes e crianças. 

Em 2011 Marco viajou ao Brasil pela primeira vez, juntamente com seus tios, para o congresso Wedding Brazil onde teve a oportunidade de tomar parte da revolução que na época ocorria na área, com o advento da fotorreportagem. Pouco antes, num momento especial, fotógrafos jornalísticos viram uma oportunidade de trabalho no nicho de mercado de casamentos, deixando para trás as fotos posadas, substituindo-as por imagens que passaram a contar uma história, focadas em captar emoções e sentimentos. Em 2012 Carol Mercado teve a ideia de fundar na Bolivia o primeiro congresso fotográfico sobre cobertura fotográfica de casamentos com a participação de palestrantes internacionais, chamado Com la Foto, oferecendo a oportunidade de aprofundar os conhecimentos de Marco nesta área. 

Sua estreita ligação com o Brasil trouxe seu interesse em estabelecer-se em São Paulo em 2018, quando começou a trabalhar num estúdio fotográfico onde fazia coberturas de casamentos e outros eventos, bem como ensaios fotográficos de casais, grávidas e crianças. Paralelamente, passou a ter interesse pela visão sensual do corpo humano e portanto, a especializar-se em ensaios em que explorava a exposição artística do nu, notando que havia uma relação estreita deste com a elevação da autoestima de seus clientes. Criou desta forma sua própria empresa Marco Mercado Fotografia. 

Notou que na área sensual existem vários paradigmas sobre a padronização do belo e do socialmente aceitável e que estes preconceitos limitam a capacidade do indivíduo comum em explorar a própria sensualidade, principalmente num ensaio como este. Para garantir o conforto de seu cliente antes do ensaio fotográfico, tem contatos prévios para conhecer mais sobre eles, suas perspectivas, expectativas e experencias prévias, criando assim uma relação afetiva e amistosa. Durante o ensaio, entende necessário promover o conforto de seu cliente desde uma música agradável, até mostrar passo a passo, muito frequentemente mesmo durante o processo, o resultado que se está obtendo com as fotos. Desta forma a pessoa consegue se sentir mais confiante em si e no trabalho do fotógrafo. Cabe mencionar que em cada ensaio se começa com fotos menos ousadas até se chegar aos nus, sempre levando-se em conta que tudo é feito no ritmo e no conforto de cada um. Atualmente trabalha num projeto em que toda pessoa, independentemente do tipo de corpo que tenha, possa se sentir atraente, sensual e capaz de gerar imagens belas. 

IMG_9607
IMG_8868_edited
IMG_6913 copia
AirBrush_20190808154424
IMG_8769
IMG_9241
IMG_9926
IMG_8963
WhatsApp%20Image%202020-07-02%20at%2011.